Holter 24h

  • holter aparelho

Holter de 24 h, também conhecido como eletrocardiografia dinâmica ou eletrocardiograma de 24 horas, consiste na colocação de eletrodos no tórax do paciente, conectados por fios a um pequeno gravador digital que fica na sua cintura. O paciente retorna às suas atividades habituais e após 24 horas volta para retirar o aparelho.

 

CRITÉRIO DE REALIZAÇÃO:

– O exame só é realizado em adultos e crianças maiores de 5 anos (condições especiais como crianças com muito baixo peso, hiperatividade e outras, podem impossibilitar a realização do exame).

Atenção: No exame em clientes pediátricos, a participação dos pais é imprescindível para a obtenção de uma qualidade adequada dos registros do eletrocardiograma, evitando que a criança manuseie o equipamento e acessórios, como apertar botões e tracionar fios, e que participe de atividades esportivas intensas ou mesmo coletivas durante a realização do exame.

 

INTERFERENTES
– O Holter não pode ser realizado na presença de queimaduras agudas na pele do tórax, especialmente as causadas por exposição ao sol, além de alergia importante a álcool, éter ou esparadrapo.

 

PREPARO E INSTALAÇÃO

– A colocação e retirada dos eletrodos é rápida, durando poucos minutos. No total são 24 horas de monitorização.

– Não suspender os medicamentos em uso, exceto se o médico solicitande orientou a suspensão.

– Caso utilize marcapasso, trazer cópia das informações do gerador do marcapasso (modelo, série, data de implantação).

– O cliente deve apresentar o pedido médico.

– Nas 24 horas anteriores ao exame, a pele do tórax não pode receber cremes, pomadas, bronzeadores ou outras substâncias oleosas.

– No dia do exame, recomenda-se que o cliente tome banho o mais próximo possível do horário da colocação do aparelho de Holter, uma vez que, durante a monitorização, não é possível fazer a higiene corporal completa.

– Ao comparecer a Cordis, o indivíduo deverá trazer um cinto além daquele da roupa que possua uma largura máxima de 3 cm, pois esse acessório ajuda a prender o aparelho de Holter à sua cintura.

– Não vir com camisa ou blusa muito justa ou colada ao corpo (preferir as de algodão), para evitar o risco dos eletrodos se soltarem durante a colocação ou retirada da blusa.

– Após o exame, convém evitar a luz do sol na pele do tórax pelo período de uma semana. Em caso de necessidade absoluta de exposição solar, recomenda-se utilizar protetor solar com FPS superior a 30.

ATENÇÃO: É necessário retornar a Cordis no dia seguinte, por volta do mesmo horário, para retirar o aparelho de holter.

RISCOS PARA O PACIENTE

Os riscos para o paciente limitam-se a que para permitir uma melhor qualidade do traçado eletrocardiográfico, o preparo da pele para fixação dos eletrodos é fundamental. Algumas vezes precisamos raspar os pelos de alguns pontos do tórax e do abdome e friccionar a pele com gaze e álcool para remover a oleosidade natural destas áreas, onde serão colocados eletrodos descartáveis. Embora na grande maioria das vezes este processo seja bem tolerado, é possível que ocasionalmente ocorra algum desconforto por reação alérgica ou hipersensibilidade individual.

Nestes casos recomenda-se evitar a exposição ao sol nos dias subsequentes, podendo-se utilizar hidratante ou creme dermatológico.

IMPORTANTE

– Todo sintoma referido, principalmente palpitação, tontura, dor no peito ou falta de ar seja registrado no “diário” que acompanha o aparelho, bem como o horário exato do aparecimento. Isto tem o objetivo de tentar correlacionar qualquer possível sintoma do paciente com alguma manifestação do eletrocardiograma naquele horário.

– Se for ao banco, informar ao vigilante para liberar a porta, pois ativará o detector de metais.

– Enquanto estiver com o gravador, deve-se manter a rotina diária habitual. Evitar somente atividade física intensa (por causa do desconforto do aparelho e pela restrição ao banho de chuveiro).

– Habitualmente, não há contra-indicação para atividade física leve.

CUIDADOS COM O EQUIPAMENTO
– O aparelho não pode molhar, portanto, recomenda-se tomar banho antes da execução do exame. Você não deve dormir em colchão magnético (colchão que tem ímãs), pois descarregam as pilhas. Cuidados com o aparelho no sentido de evitar qualquer dano ou interferência externa também são necessários.

– Caso haja o descolamento de um ou mais eletrodos, o próprio paciente poderá tentar recolocá-los na mesma posição, porém, qualquer dificuldade deverá entrar em contato com a clínica.

– Qualquer dúvida, ligar para a clínica.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Outros Serviços

Confira também outros serviços oferecidos pela Cordis.

header-ecocardiograma

Ecocardiograma

O ecocardiograma é um método auxiliar de diagnóstico utilizado no e...

Saiba Mais
holter aparelho

Holter 24h

Holter de 24 h, também conhecido como eletrocardiografia dinâmica ou...

Saiba Mais
112

Consulta Cardiológica

O exame mais comum, feito por rotina durante uma consulta de cardiolog...

Saiba Mais
Modern_tourniquet_system_attached_to_a_modern_wide_contour_cuff

M.A.P.A. 24h

A M.A.P.A é um Registro intermitente da PA em 24 horas. Auxilia a ide...

Saiba Mais
pulse-trace-163708_1280

Eletrocardiograma

O Eletrocardiograma em Repouso permite ao seu médico estudar o ritmo ...

Saiba Mais
cylos

Avaliação Marcapasso

Marca-passo é um dispositivo de aplicação médica que tem o objetiv...

Saiba Mais
maxresdefault

USG de Membro Inferior Arterial

Quais as orientações para a realização do ecodoppler vascular? Qua...

Saiba Mais
monitor-470511_1280

USG de Membro Inferior Venoso

Quais as orientações para a realização do ecodoppler vascular? Qua...

Saiba Mais